Há dois anos atrás, nós fazíamos parte de uma secção, a terceira. Todos os sábados íamos para a sede, onde existiam vários pequenos grupos, e onde vivíamos a chamada "Hora do Pioneiro". Era uma rotina que já fazia parte daquilo que conhecíamos. Alguns rompiam o hábito, saíam, outros iam resistindo, talvez por esperar que um dia algo mudasse e que voltássemos a contactar com o veradeiro conceito de escutismo.
Há dois anos atrás, a secção estava acabada. O abrigo não era mais do que um espaço onde, uma vez por semana, algumas pessoas se juntavam para nada fazer. Todos nos menosprezavam e acreditavam que a culpa do estado da situação era nossa, pioneiros por não sermos minimamente empreendedores.
Há dois anos atrás, uma nova chama acendeu-se em nós. Quando pensávamos que tudo iria piorar ainda mais, se tal fosse possível, eis que apareceu a motivação, a vontade, o empenho e o trabalho. E, gradualmente, fomos notando as mudanças. Os Sábados deixaram de ser as horas enfadonhas, passaram a ser o momento alto da semana. O abrigo ficou praticamente ao abandono, pois foram escassas as vezes em que os utilizámos. Nos dois últimos anos percorremos Portugal, do Gerês ao Algarve. Deixámos a nossa marca na Serra sa Estrela, em Sintra, e em muitos outros locais. As histórias que deixámos para contar são muitas, e todo o agrupamento passou a olhar para nós com outros olhos. Os miúdos eram os mesmos, mas estavam diferentes. Seia mesmo que a culpa tinha sido deles?
Não. Por detrás de um grande grupo, há sempre uma grande pessoa. A pessoa que nos aconselha, que nos grita quando é precisoo, que nos orienta. Foram as nossas mãos que nos levaram a sítios onde nunca pensámos ir, que realizaram trabalhos que nunca imaginámos vir a realizar, mas existiu uma pessoa atrás do pano que nos dizia como ir a esses sítios, como realizar esses trabalhos. O grupo era tudo menos mau, e sempre esteve disposto a agarrar oportunidades.... o que faltava, isso sim, era alguém que no-las lançasse, dando-nos a oportunidade de crescermos, enquanto escuteiros e pessoas.
Por tudo nos terem dado, nós tudo queríamos dar. o ano passado organizámos um jogo de cidade, que prometemos tornar um ritual, a cumprir todos os anos. A situação assim não nos permite, mas não podíamos deixar de vos organizar algo para vos agradecer por tudo.
Assim, o Grupo Pioneiro tem o orgulho de entregar o primeiro Koala D'Ouro, não só à chefe, como à nossa amiga Susana Costa, por ter transformado esta secção no melhor grupo que alguma vez poderíamos ter tido.
E, como todas as pessoas têm um "braço direito", claro que do lado direito da Susana existiu, em que em todas as horas, alguém que cooperou em tudo, que também contribuiu para que o grupo se desenvolvesse, que fez com que tudo fosse possível. O Grupo Pioneiro tem o orgulho de entregar o segundo Koala D'Ouro ao chefe Sérgio Silva, por ter mudado o grupo e por ter registado todos os momentos em fotografias por todos esperados, mas por ninguém vistas.
Hora do Pioneiro??? São todas as horas que passamos juntos, independentemente de estarmos a trabalhar ou a descansar. Todos os momentos que vivemos juntos foram os nossos momentos do Pioneiro. Assim terminamos a primeira edição de entrega de prémios "Koala D'Ouro", esperando que, durante muitos anos, o 6 seja tido como o melhor grupo de sempre... pelo menos, por nós!
OBRIGADO!!!
Meus queridos,
ResponderEliminarFoi uma grande surpresa reveber este tremendo galardão!
Adorei!
Deixaram-me muito feliz e orgulhosa!
VOCÊS SÃO UNS QUERIDOS E MERECEM TODA A MINHA DEDICAÇÃO!
Boas férias!